Lino Bertrand
APRESENTAÇÃO DO JUNG PLAY
"Este Pode Ser o Século de Jung!"
Aberta Durante Todo o Congresso
Lino Bertrand
THRINITY
Encontre o Terapeuta, Espaço ou Evento Junguiano Mais Próximo de Você!
Aberta Durante Todo o Congresso
Aberta Durante Todo o Congresso
Patrícia Razza
Texto:
A Psique Junguiana, O Afeto de Cada Dia
Aberto Durante Todo o Congresso
Aryane Wosniak
Texto:
O Novo Princípio de Amor No Mito de Eros e Psiquê: Uma Perspectiva Analítica
Aberto Durante Todo o Congresso
Lino Bertrand
Apresentação do Congresso
As 7 Forças da Personalidade
CURRÍCULO
Horário - 09h
Cláudia Rabelo
Entrevista:
O Feminino Sagrado e Profano na Astrologia
Horário - 14h
Angela Philipini
Entrevista:
A Arteterapia e Envelhecimento Ativo
Doutora em Ecologia Social pela UFRJ-EICOS, Diretora da Clínica Pomar de Arteterapia, Coordenadora do curso de Pos Graduação Lato
Sensu em Arteterapia (Pomar-Isepe), Editora da Revista de Arteterapia Imagens da Transformação e autora dos livros:
- Para entender Arteterapia: Cartografias da Coragem
- Linguagens e Materiais Expressivos em Arteterapia: Uso, indicações e Propriedades
- Grupos em Arteterapia: Redes Criativas para Colorir Vidas
- Caminho da Arte : Construindo o envelhecimento ativo
- Reencantamentos para libertar Histórias
- Celebrações
Horário - 20h
Amana Perrucci
Entrevista:
A Psicologia Analítica na Prática Terapêutica de Grupos de Adolescentes
Amana Perrucci Machado Comfort é psicóloga formada pela USP, especialista em psicoterapia junguiana com abordagem corporal pelo Instituto Sedes Sapientiae (Jung e Corpo) e arteterapeuta. Além de atuar em consultório, coordena grupos de estudos sobre arquétipos femininos da mitologia grega com viés arteterapêutico. É professora do curso "Jung e Corpo", do Instituto Sedes Sapientiae e é diretora vice-presidente da organização social Núcleo Espiral (www.nucleoespiral.org.br), que trabalha com prevenção da violência contra crianças e adolescentes tendo como referencial teórico a psicologia analítica e utilizando técnicas de abordagem corporal como recurso.
Horário - 09h
Dr. Anderson Zenidarci
Entrevista:
A Psicossomática: Uma Visão do Ser Humano
Autor dos livros: 99 Procedimentos Facilitadores em Processos Psicoterápicos e Adoeci! Por quê?
Colunista fixo da Revista Psique Ciência e Vida, na coluna Perfil (desde março/2010). Supervisor clínico.
Horário - 14h
Patrícia Pinna Bernardo
Entrevista:
A Arteterapia e a Mitologia Criativa e sua Relação com a Psicologia Junguiana
Horário - 20h
Sylvia Mello Silva Baptista
Entrevista:
Mitologia – Histórias Arquetípicas das Deusas
Horário - 09h
Patrícia Razza
Entrevista:
A Psique Junguiana - Como o Afeto nos Afeta
Horário - 14h
Vanessa Martins
Palestra:
A Meditação na Clínica Junguiana
Horário - 17h
José Rubens Naime
Entrevista:
A Ecologia e sua Relação com a Psicossomática e com a Psicopatologia
Vida profissional como medico psiquiatra: Plantoes em Hospitais Psiquiatricos durante quatro anos. Medico de Ambulatorio de Saude Mental do Estado de São Paulo (Durante 10 anos). Consultorio Particular ( Desde 1983)
Vida profissional como psicoterapeuta : Desde 1983 (Psicanalise)até 1991 (Analista Junguiano)
Como professor: 1-Universidade Presbiteriana Mackenzie-psicopatologia, psicofarmacologia, Tecnicas Psicoterapicas, Psicologia De Jung) Instituto Brasileiro de Homeopatia (IBEHE): Aulas de Pos graduação de Psicologia de Jung e Psicossomatica ( 10 anos) 3-Aulas na Faculdade de psicologia de Fernandopolis-F.E.F (Psicopatologia, Psicofarmacologia e Psicossomatica )alem de supervisão em Clinica de Psicanalise(por três anos)
Atividades Atuais: 1-Aulas de psiquiatria na Faculdade de Medicina de Votuporanga em Estudo de Caso Integrado (ECI), para varias turmas desde o terceiro período(segundo ano ) 2-Consultorio de psiquiatria e psicoterapia particular 3-Grupo de estudos autônomo com psicólogos, todas as quintas feiras (das 19:30Hs as 21 hs).Grupo de psicanálise geral (oito integrantes) há 3 anos ininterruptos.
Horário - 20h
Renata Carolo Nepomuceno
Entrevista:
A Psicologia Analítica e o Corpo no Contexto da Clínica, do Processo Psicoterapêutico
Horário - 09h
Maria Ignez de Carvalho Hartmann
Entrevista:
A Música e a Individuação
Ignez Carvalho Hartmann e psicanalista infantil e de adolecentes, Musicista e musicoterapeuta. Docente no Instituto de psicanalise infantil de Heidelberg e Membro “Teatcher” das sociedades alema e internacional de Sandplay. Palestrante no Instituto C.G. Jung de Stuttgart e em varios Simposios de Sandplay na Europa. Publicacao de artigos na revista do Sandplay de lingua alema sobre Cenas de areia e a psicologia prenatal.
Em colaboracao com seu marido Michael Hartmann (homeopata e psiquiatra infantil) desenvolve um trabalho empirico na interpretacao simbolica de conteudos preverbais especialmente nas cenas de areia, desenhos ou imaginacao e a sua correlacao com o tratamento homeopatico.
A inspiracao deste trabalho esta diretamente ligada a minha propria experiencia de maternidade e a vivencia do vinculo com as minhas duas filhas.
Horário - 14h
Lino Bertrand
As Diferenças entre Pós Graduação, Formação, a Prática Clínica em Psicologia Junguiana
CURRÍCULO
Horário - 17h
Philippe Bandeira de Mello
Entrevista:
Uso de Estados Holotrópicos para Terapia, Educação e Individuação
Philippe Bandeira de Mello é Psicólogo Junguiano e Transpessoal, possuindo formação em Terapia de Vidas Passsadas com Roger Woolger. Foi Diretor Técnico e Supervisor da Casa das Palmeiras, clínica psiquiátrica fundada pela Dra Nise da Silveira. Espiritualista, foi fundador e orientador da Barquinha no Rio de Janeiro. Também fundou e orienta atualmente o Círculo Holístico Arca da Montanha Azul - Espaço Ecumênico de investigação, diálogo e convívio entre diferentes Tradições Sagradas.
Horário - 20h
Rosanne Sabbag
Entrevista:
Os “Quatro Amores” - Padrões Relacionais Ligados aos Diferentes Dinamismos Arquetípicos
Psicóloga paranaense(PUC-1982), membro analista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica(SBPA-1994) e da International Association for Analytical Psychology(IAAP-1998). Co-fundadora do Núcleo Junguiano de Florianópolis e Coordenadora do Programa Semeando Clínica - SC.
Áreas de atuação: Psicologia Analítica, clínica e didática, com psicoterapia de adultos e pacientes psiquiátricos; Psicanálise; Técnicas corporais; Política Educacional; Desenvolvimento Social e da Personalidade; Saúde Materno-Infantil.
Publicações Monográficas: “Reflexões sobre o complexo do vazio: uma nova abordagem sobre a depressão” (2000); “O desenvolvimento urobórico da personalidade: uma reflexão sobre o complexo do vazio melancólico” (1996); “Ética médica e o meio ambiente: uma abordagem psicossociológica” (1992).
CRP 12/06431
Horário - 09h
Ana Maria Galrão Rios
Entrevista:
A Clínica Junguiana com Crianças
Horário - 14h
Bárbara Rossi
Palestra:
Psicologia Analítica, Constelação Familiar e as Ordens do Amor
Horário - 17h
Eleanor Luzes
Entrevista:
A Relação entre Nascimento, Morte, Luto e Envelhecimento
Horário - 20h
Rosa Prista
Entrevista:
A Relação entre a Psicologia Analítica e a Educação
Sou psicóloga, crp 05/7610, psicomotricista sistemica - coordenadora de formação e pós graduação CEC/FAPAG. Atuo há 35 anos em clínica utilizando a metodologia sistêmica tendo a teoria de Jung como uma de suas bases.
Dirijo o CEC- RJ, Instituição cientifica onde crianças e adolescentes são banhados na livre expressão desenvolvendo as diversas linguagens. Autora de 7 obras cientificas e 5 poéticas. Premiada pelo trabalho com superdotados e pelos direitos humanos.
Horário - 09h
Dr. Evandro Roberto Baldacci
Entrevista:
Psiquismo e Microbioma
Horário - 14h
Bia Rossi
Entrevista:
O Uso da Intuição na Prática Profissional
Horário - 17h
Iara Chalela
Entrevista:
Alquimia e o Rosarium Philosophorum
Horário - 20h
Hellen Mourão
Entrevista:
O Feminino nos Dias de Hoje
Horário - 09h
Caio Felix
Palestra:
As Mandalas do Herói na Jornada de Si-Mesmo
Horário - 14h
Vanessa Martins
Palestra:
Tarot Terapêutico: Os 22 Arcanos Maiores e o Processo de Individuação
Horário - 17h
Maria Cristina Urrutigaray
Entrevista:
A Artepsicoterapia e a Prática Clínica
Horário - 20h
Maria Helena Guerra
Entrevista:
A Função Estruturante da Ética e a Defesa Psicopática
Horário - 09h
Carlos Byington
Homenagem:
A Vida e a Obra de Um Grande Mestre
Foi presidente, diretor de ensino, supervisor e coordenador de seminários na SBPA. Além de ministrar inúmeros cursos e palestras no Brasil e no exterior, ensinando e divulgando a obra de Jung, Carlos Byington desenvolveu conceitos próprios, que originaram a Psicologia Simbólica.
Horário - 14h
Idealizador
Lino Bertrand
"Eu acredito que com o conhecimento, estudo e aprofundamento dos conceitos do Jung, com sua utilização na prática, no dia-a-dia, as pessoas podem realmente realizar-se a si mesmas e tornarem-se pessoas melhores."
Lino Bertrand é Fundador do Jung na Prática, Artista Plástico, Especialista em Psicologia Junguiana e Arteterapia formado pela Facis Ibehe, karateca, empreendedor dedicado integralmente ao desenvolvimento humano. Criador do Congresso Jung na Prática e do Projeto Abundance Way.
CONTATO
Copyright © 2014-2019 Jung na Prática. Todos os direitos reservados.